Mariana Machado, atleta do SC Braga e estudante de Medicina da Universidade do Minho (UM), foi um dos 71 estudantes-atletas da academia minhota agraciados, na passada terça-feira, com o Prémio de Mérito Desportivo, numa ceimónia que teve lugar Salão Nobre da Reitoria da UM, em Braga, e contou com a presença, entre outros, do Reitor da academia minhota, Rui Vieira de Castro, da Administradora dos Serviços de Ação Social da UM, Alexandra Seixas, e da presidente da Associação Académica (AAUM), Margarida Isaías, Vítor Dias (diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude) e de Sameiro Araújo, vice-presidente e vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga e treinadora da atleta, de 22 anos, que venceu, a cinco de agosto de 2023, a medalha de ouro na prova de 5000 metros dos Jogos Mundiais Universitários (FISU World University Games), em Chengdu (China).
Foi, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes-atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram campeões nacionais universitários ou conquistaram prémios internacionais e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento escolar de acordo, tendo todos eles recebido um diploma e um cheque-valor.
Nesta que foi a 14.ª edição do evento, os premiados surgiram de 13 modalidades, sendo que o andebol e o voleibol foram as modalidades com mais premiados, 22 e 13, respetivamente.
Os galardoados são provenientes de 43 cursos da UM e de nove unidades orgânicas de ensino e investigação, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano foram a Escola de Engenharia (32), a Escola de Medicina (10) e a Escola de Economia e Gestão (9). Dos 71 estudantes distinguidos, 40 são do sexo feminino e 31 do sexo masculino.
80 medalhas em 2023
A UM alcançou, a nível nacional, 80 medalhas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze), sendo que 118 estudantes-atletas foram medalhados em 19 diferentes modalidades.
“A nível internacional, foram conquistadas três medalhas de bronze com 16 estudantes-atletas da UMinho medalhados nos campeonatos europeus universitários de andebol e kickboxing. Para além destas competições, a UMinho foi palco do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol Universitário, evento que contou com mais de 600 participantes de toda a Europa e que mereceu um voto de louvor pela excelente organização por parte da European Sports Universities Association”, destaca a academia minhota.
Ao longo das 14 edições, já foram atribuídos 1.014 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 235 mil euros.
Sobre os Prémios de Mérito
Os prémios estão indexados ao valor da propina anual e são atribuídos apenas aos alunos que tenham aprovação em pelo menos 50% dos créditos das disciplinas em que estiveram matriculados e simultaneamente alcancem resultados desportivos de excelência em representação da Academia. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.
Por: Pedro Silva
Fotos: Universidade do Minho