Iniciativa é promovida pela Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo e pretende dar resposta ao crescimento da corrida em estrada.
No passado fim-de-semana (4 e 5 de fevereiro), a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo (APOPA) lançaram uma ação para formar novos medidores de provas de estrada.
De acordo com um comunicado da FPA, associada ao aumento de praticantes de corrida de estrada, está a necessidade de desburocratização e aumento da eficiência na gestão das provas da modalidade. Segundo a mesma entidade, com este processo será também possível garantir o cumprimento das regras da World Athletics.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro foi dado instrução a 26 novos medidores de provas de estado que, agora, vão iniciar o processo de estágio. O trabalho desenvolvido pelos medidores, em conjunto com a FPA, que apostou numa nova plataforma digital, vai permitir a partilha de rankings regionais e nacionais, resultados, calendários de provas, e ainda, a solicitação de certificação e mediação de percursos por parte dos organizadores das provas de atletismo.