Modalidade até então exclusivamente feminina, a natação artística vai contar também com a versão masculina a partir dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A informação foi anunciada pela Federação Internacional de Natação, após aproação do Comité Olímpico Internacional (COI).
A disciplina já era aberta a homens nos Campeonatos Mundiais desde 2015. “Os homens agora poderão competir no evento por equipas”, revelou em comunicado a World Aquatics. “A inclusão do homem na natação artística olímpica já foi considerada um sonho impossível”, acrescentou.
De acordo com a Federação Internacional, cada equipa de oito elementos poderá contar “até ao máximo de dois homens”, numa categoria que vai contar com um total de dez equipas.
A natação artística, conhecida como natação sincronizada até 2017, está nos Jogos Olímpicos desde 1984. “É um dia de comemoração para aqueles que fizeram campanha pela inclusão dos homens neste desporto nos Jogos Olímpicos e que foram os pioneiros na participação masculina”, destacou a World Aquatics.