O português Bernardo Atilano encerrou na noite desta quinta-feira a participação no Internacional do Canadá de badminton, que decorre em Toronto. Após vencer uma sequência jogos que o levaram para os oitavos de final da competição, o atleta n.º 102 do ranking mundial acabou superado pelo alemão Kai Schaefer, , 70.º do ranking, por 2-1.
Schaeffer venceu o primeiro set por 21-9, mas Bernardo Atilano entrou determinado no segundo, conseguindo vencer por 21-16. No terceiro e decisivo set, o alemão voltou a ser mais forte, batendo o português por 21-17 e avançando na competição.
Recorde-se que este ano, pela primeira vez na carreira, Bernardo Atilano chegou a figurar no top-100 do ranking mundial de badminton. Número 1 de Portugal, o atleta de 26 anos voltou a colocar o país no prestigiado top-100 após mais de cinco anos, sucedendo a Pedro Martins que lá esteve no início de 2017.
Atilano foi este ano vice-campeão do Brasil International Series de badminton, seguindo com uma participação de alto nível no Guatemala International Series 2022, quando terminou com a terceira posição.