Portugal contou com Rui Oliveira e Daniela Campos para representar o país nos Mundiais de Pista. O atleta português entrou na prova de scratch, enquanto que a corredora entrou na corrida de eliminação.
Na corrida de scratch, de 60 voltas, Rui Oliveira esteve sempre bem colocado, resguardando-se sempre que possível. No entanto, sempre atento às movimentações que pudessem surgir por parte dos adversários. A sete voltas do fim da corrida, Rui Oliveira voltou a subir no pelotão, impondo-se nos primeiros do grupo. Com isto, o atleta português concluiu a prova nos 10 melhores, terminando no nono lugar.
“O nosso objetivo era discutir a corrida, mas esta acabaria por se desenrolar de uma forma que não era a que mais nos interessava. Em várias ocasiões fomos para a frente aumentar o ritmo, com o objetivo de tentar desencadear alguns ataques e mexer com a corrida. No entanto, todas essas tentativas foram sempre anuladas. O Rui colocou-se muito bem na abordagem ao sprint, mas na última volta, acabaria por perder a roda do corredor belga e, consequentemente, algumas posições. Fizemos o que estava a nosso alcance para conseguir um bom resultado, estou muito satisfeito com o trabalho que ele desenvolveu e está de parabéns por isso”, disse Gabriel Mendes, selecionador nacional, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.
Já Daniela Campos, que se estreou na categoria elite neste mundial, começou na parte de trás do pelotão. No entanto, conseguiu recuperar e foi progredindo, terminando na 22ª posição da prova.
“Esta foi a estreia da Daniela e logo numa corrida que é sempre muito exigente e muito técnica. No início conseguiu ir para a frente, mas devido também à sua pouca experiência a um nível tão elevado como este, acabou por perder lugares e voltar para a cauda do pelotão. É um processo de aprendizagem e crescimento e estamos já focados na corrida por pontos que ela fará no domingo”, afirmou Gabriel Mendes.
Este sexta-feira, Portugal conta com bastantes provas. Maria Martins corre na categoria omnium, contando com quatro corridas pontuáveis – scratch (14h05), a corrida tempo (15h50), a eliminação (18h30) e a corrida por pontos (20h00). A perseguição individual conta com a representação de Ivo Oliveira. Caso consiga um dos quatro melhores tempos regressará à pista às 19h30 para as finais. Entretanto, às 17h30 vai disputar-se a corrida por pontos masculina, na qual irá participar João Matias.
Neste artigo:
Clique para comentar