11 de Dezembro 2024 01:31
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ténis

26.ª Porto Open de 27 de julho a 4 de agosto

Foto: Eupago Porto Open 

O tenista francês Richard Gasquet, antigo sétimo classificado do ranking ATP e que ocupa, atualmente, a 125.ª posição, é a principal figura do 26.º Porto Open, que decorre 27 de julho a 4 de agosto no complexo do Monte Aventino.

“Na apresentação oficial que decorreu no Monte Aventino, estiveram presentes António Paes de Faria, Presidente da direção da Associação de Ténis do Porto e diretor das provas, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, César Vasconcelos Navio, administrador da Ágora, empresa municipal da Câmara Municipal do Porto, Vitor Dias, Diretor Regional Norte do IPDJ e José Veiga, Administrador da Eupago. O Eupago Porto Open vai ter como primeira prova um torneio ITF W75, prova feminina dotada com 60 mil dólares, que decorre de 15 a 21 de Julho, o segundo torneio, o ITF Men’s M25, que tem para distribuir 125 mil dólares, e tem como data 22 a 28 de Julho, e terminamos com o maior dos três torneios, o ATP Challenger 125, de 29 de Julho a 4 de Agosto, e que tem como prize money 148 mil e 625 dólares, respetivamente”, destaca, numa nota publicada no site oficial, o Porto Open.

Gasquet, vencedor de seis torneios ATP e semifinalista em Wimbledon, em 2007 e 2015, e no Open dos Estados Unidos, em 2013, vai ter entre os principais rivais o argentino Thiago Tirante (127.º), que recentemente se encontrava em 90.º mundial e foi número um do mundo de juniores.

Fonte: Eupago Porto Open

Quanto aos portugueses no torneio sobressai a presença de Jaime Faria (173.º) e Henrique Rocha (187.º).

No setor feminino, que principia no sábado e decorre até 21 de julho, sobressai a polaca Urszula Radwanska, que já foi 29.ª WTA, a búlgara Isabella Shinikova, campeã da edição de 2023, e a japonesa Mai Hontama (109.ª WTA), que ganhou no Monte Aventino em 2021, numa competição que contará com as portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge.

“Esta é a maior prova de piso duro que se joga em Portugal e que ganhou também um sentido estratégico para o desenvolvimento nacional do ténis. Que seja um grande evento da cidade do Porto”, disse o presidente da Associação de Ténis do Porto, a entidade organizadora, António Paes de Faria.

 

Vasco Costa (presidente da FP de Ténis)

“Quero agradecer à Associação de Ténis do Porto, aos patrocinadores, a Câmara Municipal do Porto pelo apoio ao longo dos últimos anos. Estamos (FP de Téniss) a reconverter o complexo, depois de construirmos este pavilhão, que é um dos melhores de Portugal (senão o melhor) e um dos melhores da Europa, estamos agora a fazer mudanças estruturais na parte deste torneio. Portanto, vamos ter os seis courts com um piso novo, com iluminação nova do LED, o restaurante é novo, diria que o complexo está-se a reconverter”

 

José Veiga (Eupago)

“A Eupago é uma fintech, com um conceito disruptivo, e tem como a missão democratizar os pagamentos. A empresa existe porque pretende tornar os pagamentos mais acessíveis aos clientes comerciantes, e é uma empresa que é do Porto para o mundo. Identificamo-nos com os valores que o ténis tem no dia-a-dia das pessoas, e vemos que ao longo das edições do torneio vamos caminhando no sentido da democratização do ténis em si, como um desporto de qualidade. Entendems que o Porto Open tem trazido muita qualidade ao ténis, captando cada vez mais e melhores jogadores. É um evento que pela sua natureza também vai massificando o ténis junto da população geral, e ao identificar-se com essa democratização do ténis, e ao ser um evento cada vez mais para o mundo, identifica-se com os valores da Eupago”.

 

César Navio (Ágora)

César Vasconcelos Navio, administrador da Ágora, empresa municipal da Câmara Municipal do Porto, referiu que “este espaço resulta de uma parceria muito profícua estabelecida entre a Câmara do Porto e a Federação Portuguesa de Ténis, que tem, efetivamente, tornado este espaço, que estava um bocado obsoleto e degradado, num espaço de excelência e que merece que continuemos a apoiar dentro das nossas possibilidades”.

 

Vítor Dias (diretor regional do IPDJ)

“Enquanto representante de um organismo público, que tem como missão apoiar as políticas públicas do desporto, dizer que aquilo que tem sido feito pela Federação Portuguesa de Ténis e Associaçao de Ténis do Porto é um exemplo a seguir por outras entidades e de outros desportos”.

 

Por: Pedro Silva
Fotos: Eupago Porto Open 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ténis

Francisca Jorge e Frederico Silva venceram a edição centenária do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, enquanto João Couceiro revalidou o título de campeão...

Ténis

A tenista Francisca Jorge entrou na história do ténis português ao tornar-se, aos 24 anos, na primeira tenista nacional a chegar ao top-100 do...

Ténis

O dinamarquês Elmer Moller conquistou, no último fim de semana, o primeiro título challenger da carreira no Braga Open, depois de ultrapassar na final...

Ténis

O tenista suíço Alexander Ritschard sagrou-se, este domingo, campeão do Lisboa Belém Open, torneio de categoria 100 do ATP Challenger Tour, ao bater na...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.