23 de Fevereiro 2024 21:23
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Surf

13ª edição da Liga MEO Surf apresentada esta sexta-feira pela Associação Nacional de Surfistas

Foto: SM

A apresentação da 13ª edição da Liga MEO Surf de 2023 realizou-se na manhã desta sexta-feira no showroom da Altice Portugal, em Lisboa. Marcaram presença quatro surfistas bem conhecidos dos portugueses – Frederico Morais (membro da elite do surf mundial no período compreendido entre 2017 a 2022), Guilherme Ribeiro (campeão nacional em 2022),  Francisca Veselko (campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional em 2021) e Carolina Mendes (campeã nacional em 2016 e 2017 e vice-campeã nacional em título).

O evento deu início com uma breve demonstração, em vídeo, daquele que foi o ano de 2022 para o surf português. De seguida, Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), deixou algumas palavras de agradecimento aos atletas, à Federação Portuguesa de Surf e aos patrocinadores da ANS. Para além disto, apresentou ainda uma novidade: surfistas não comunitários residentes em Portugal vão poder competir.

Esta apresentação contou ainda com a apresentação das etapas que irão decorrer ao longo do ano de 2023. A primeira etapa realiza-se na Figueira da Foz, entre os dias 24 e 26 de março; a segunda tem lugar na cidade do Porto, entre os dias 21 e 23 de abril; dois meses depois, entre os dias 10 e 12 de junho, realiza-se a terceira etapa na Ericeira; na Ribeira Grande, entre os dias 23 e 25 de junho, disputa-se a quarta e penúltima etapa e, por fim, a Liga MEO Surf termina em Peniche, entre os dias 27 e 29 de outubro.

De realçar que Teresa Bonvalot, campeã nacional de 2022, marcou ‘presença’ nesta apresentação através de um vídeo, em que diz estar “bastante motivada para 2023”, estando, de momento, a competir no Havaí. “Acredito que este vai ser um ano ainda melhor que o anterior, procurando sempre absorver todas as experiências para me tornar melhor atleta e pessoa”, disse.

Foto: SM

O evento terminou com algumas palavras dos surfistas presentes na Altice Portugal. Frederico Morais afirma que tem “tido uma óptima preparação para a nova temporada. Tenho apanhado ondas incríveis por Portugal e sabe bem treinar por casa”. Esta boa preparação acaba por ser geral a todos os atletas. Francisca Veselko e Carolina Mendes afirmam que se sentem bem e pretendem dar o seu melhor nesta nova edição da Liga MEO Surf.

Em conversa com a SportMagazine, o presidente da ANS, Francisco Rodrigues, avaliou o ano transato como “muito gratificante” e demonstra-se orgulhoso por todas as conquistas alcançadas pelos surfistas portugueses. “A Liga MEO Surf está em força, de boa saúde, e agora é bater palmas ao espetáculo das estrelas do surf nacional nas praias portuguesas”. Para 2023, Francisco Rodrigues espera muita competitividade e algumas surpresas.

“Acima de tudo, todos os anos há uma renovação e um reforço da qualidade dos surfistas portugueses. Portanto, em 2023 vamos ver mais competitividade face ao que aconteceu em 2022. Podemos esperar que alguns surfistas mais novos se metam entre aqueles que são teoricamente mais experientes e candidatos às vitórias. Vai haver um peso grande, no caso do masculino, com a participação do Frederico Morais, que vai ser com certeza um fator de interesse. Mas não ficava surpreendido se um dos mais novos, que ainda não venceu, a chegar ao topo no final do ano”, afirmou.

Já Guilherme Ribeiro, campeão nacional em 2022, analisa esse mesmo título como algo “inesperado”, pois o objetivo da época transata passava exclusivamente por vencer uma etapa, acabando por superar os objetivos estabelecidos e por conquistar o campeonato nacional.

“Estavam na praia todos os meus amigos, a minha família, estava tudo lá, e acho que foi a chave para este título. Estava muito confortável, as coisas estavam boas e foi um dia perfeito”, disse.

Para 2023, Guilherme Ribeiro espera um ano semelhante ao transato, afirmando ainda que “o segredo vai ser olhar etapa a etapa e não olhar já para o título”. O surfista português, de 20 anos, tem como objetivo ganhar todas as etapas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Surf

A Seleção Nacional de Surf está de partida para Porto Rico onde disputará os ISA World Surfing Games, ou seja, o Mundial de seleções...

Surf

A Federação Portuguesa de Surf, na lógica da formação contínua de treinadores, lança agora ações de revalidação da Cédula de Treinador de Surfing (grau...

Adaptado

De Viana do Castelo para o mundo, a surfista Marta Paço voltou, neste sábado (11), a conquistar o seu terceiro título consecutivo no Mundial...

Surf

A Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, foi palco, recentemente do Blue Surf Fest, evento que se realiza em apenas mais cinco cidades...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.