A 12.ª edição do Viana Volley Clube, o último grande evento da Cidade Europeia do Desporto 2023, contará com 1336 atletas, em representação de 25 clubes, sendo que na prova, que se realiza de 26 a 29 deste mês, vão estar em ação 95 equipas, de ambos os sexos.
O evento, organizado pelo Voleibol Clube de Viana (VCV) em parceria com o município vianense, destina-se exclusivamente aos escalões de formação e é «homologado pela Federação Portuguesa de Voleibol», sendo considerado por muitos o melhor torneio de voleibol desta época do ano.
“Este torneio é já uma referência nacional”, destacou, na conferência de Imprensa que serviu para lançar o torneio, o responsável do VCV, Paulo Alves.
Ao todo, as equipas, que são provenientes de vários locais do país e da vizinha Galiza, vão disputar 261 jogos, em 12 campos distribuídos por sete concelhos de Viana do Castelo.
A cerimónia de abertura está marcada para as 22h00 do dia 26 (terça-feira), no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Presidente da Câmara destaca prova que promove inclusão
Presente na sessão de apresentação do evento esteve Luís Nobre, presidente da edilidade do Alto Minho, tendo sublinhando que a a realização do Viana Volley Clube resulta de “um trabalho determinante na capacitação humana”, destacando, ainda, a importância da formação.
“Estamos a falar de um trabalho diário que cumpre os princípios elementares de integração e inclusão”, destacou o autarca, que classificou o evento como sendo “de excelência, consolidação e crescimento”.
“Este tipo de eventos promove a cidade, o concelho, a modalidade e o desporto, sobretudo no ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto”, finalizou.
Por: Pedro Silva
Foto: Cidade Europeia do Desporto – 2023