O 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, que terá como tema “Formar para Liderar”, realiza-se, este sábado, dia 1 de junho, na Sala Caramulo do Montebelo Viseu Congress Hotel 5. A SportMagazine (SM) esteve à conversa com Pedro Sequeira, diretor da SM e presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, tendo este revelado os aspetos principais do evento que vai juntar, entre outros, o Secretário de Estado do Desporto (Pedro Dias), o presidente da Mesa da AG da ACES Portugal (César Peixoto), o presidente da Câmara Municipal de Viseu (Fernando Ruas) e ainda os treinadores/preletores Hélio Lucas (treinador olímpico de canoagem), Paulo Pereira (selecionador nacional de andebol), Rui Resende (professor universitário e ex-selecionador nacional de voleibol), Marisa Gomes (selecionador dos sub-17 femininos), Miguel Crespo (responsável pela formação da Federação Internacional de Ténis) e ainda Sérgio Lara-Bercial (fundador e coordenador do projeto iCoachKids).
SM – Que critérios foram usados para escolher os treinadores?
Pedro Sequeira – Queremos que os treinadores abordem temas, mesmo que sejam específicos da sua modalidades, mas que sejam transversais a todos. A nossa preocupação passa por trazer um bom naipe de treinadores e de diversas modalidades, conferidindo, assim, uma maior pluralidade ao congresso. Nós tínhamos temáticas que queríamos que fossem abordadas e, face a isso, fomos à procura daqueles treinadores/formadores que mais se adequavam a essas temáticas.
SM- E como se definem os temas a ser analisados?
PS – Nós, desde o último congresso, definimos o plano estratégico da Confederação de Treinadores para os próximos 10 anos e, claro, esses temas estão alinhados com aquilo que consideramos importante. Queremos treinadores que gostem de aprofundar e debater esses temas e que também façam propostas para a carreira/profissão de treinadores.
Esta é a 1ª de 4 partes de entrevista a Pedro Sequeira.
Acompanhe as restantes na SportMagazine.
Saiba mais sobre este evento aqui.
Por: Pedro Silva